ÁGUA: VOCÊ ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE?
Quanto já se ouviu dos ambientalistas “ecochatos” que o desperdício vai levar o planeta à exaustão? Quanto já se ouvir dizer que o problema da seca é com o nordeste e o Brasil é um país muito rico em se tratando de água? O que é verdade?
Mesmo que não soubéssemos quais são as respostas para os graves problemas hídricos que o Estado de São Paulo atravessa, ainda assim o uso racional devia ser a palavra de ordem.
Em Cerquilho, o volume de chuva total de 2014 foi 32% menor em relação a 2013, e alcançou um total de 859mm, inferior à média dos últimos anos.
Assim como dezembro e janeiro foram meses atípicos pelo pouco volume de chuvas, fevereiro de 2015 foi atípico, porém superando as expectativas e ocasionou enchentes (!) em algumas cidades da região. Fica evidente que algo de estranho está acontecendo.
Agora o que está ao nosso alcance? Claro que não se trata de culpar o meio ambiente pelas anormalidades. A população, as fontes de poluição e o desmatamento só aumentam, e com isso a qualidade das águas fica muito comprometida, considerando que algumas cidades sequer tratam seus esgotos domésticos, e lançam essa carga nos rios sem tratamento.
Portanto, como não podemos pagar pra ver os resultados das inconsequências de uma parcela, vamos fazer a nossa parte. Economize água! Use o que você realmente precisa, conserte possíveis vazamentos, plante uma árvore, converse com seus filhos, irmãos, pais e amigos. Contamine o mundo com suas boas ações.
O período de chuvas está acabando, e economizando não falta água pra ninguém!