SAAEC Participa de Seminário sobre tratamento de esgoto de pequenas comunidades na UNICAMP
Com o objetivo de aprimorar os serviços de saneamento prestados à população de Cerquilho e buscar alternativas para orientar a população de maneira adequada quanto às soluções individualizadas para o tratamento de esgoto, representantes do SAAEC estiveram em Campinas no dia 16 de novembro (segunda-feira), para participar do seminário “Novas possibilidades para o tratamento de esgoto de pequenas comunidades” realizado no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da UNICAMP em Campinas.
Nesta data, foram apresentados trabalhos em andamento na Universidade, como a tese de doutorado da Bióloga Isabel C.S. Figueiredo, que vem estudando alternativas de tratamento de esgoto em propriedades rurais de Campinas. Além dessa apresentação uma empresa de origem espanhola com escritório no Brasil trouxe à discussão uma alternativa para tratamento de esgotos por meio de “wetlands”, que consiste na remoção da demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), sólidos, nutrientes e organismos indicadores de contaminação pelas raízes de plantas apropriadas para esta função. Por fim, a última apresentação da tarde tratou de manejo de água e permacultura, a partir do princípio da reciclagem de nutrientes, apresentando experiências de sucesso pelo Brasil e fora do país.
Este tipo de intercâmbio de informações é essencial na busca por soluções para minimizar impactos ambientais e viabilizar a universalização do saneamento básico.