SAAEC inicia operação de Troca de hidrômetros antigos
A partir do mês de fevereiro/2023, o SAAEC estará efetuando a substituição de aproximadamente 2100 (dois mil e cem) hidrômetros residenciais e comerciais com mais de 07 anos de uso ou que estejam em mal estado de conservação.
As substituições não implicam em custo algum para o consumidor e se fazem necessárias, pois, após um determinado tempo de uso, os hidrômetros perdem a precisão, passando a medir um volume de água menor do que o consumido, devido ao desgaste das engrenagens e rolamentos do equipamento.
Conforme recomendação do INMETRO (Portaria 246/00), os hidrômetros devem ser substituídos a cada 05 anos.
Redução de perdas
A substituição dos hidrômetros busca a eficiência na medição de todo o consumo autorizado, fornecendo leituras reais e reduzindo as perdas aparentes (quando a água é consumida e não faturada).Desta forma, é comum que após a substituição dos hidrômetros antigos por aparelhos novos e atestados pelo INMETRO, possa ocorrer diferença na medição do consumo em relação ao equipamento desgastado e/ou defeituoso.
Recursos financeiros
A substituição de hidrômetros faz parte do programa de redução de perdas do SAAEC. Os recursos para pagamento destes hidrômetros e conexões são provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), no valor de R$ 289.793,70, correspondente a 90% do custo total do projeto, além de mão de obra e recursos próprios do SAAEC, como contrapartida.
Você sabia?
A idade média do parque de hidrômetros do município de Cerquilho é de 10 anos. Os dados do cadastro comercial do SAAEC apontam que há mais de 4.000 (quatro mil) hidrômetros com idade acima dos 07 anos em todo o município.
“ÁGUA É VIDA E VIDA NÃO SE DESPERDIÇA”