SAAEC inicia troca de hidrômetros
O SAAEC iniciou nessa segunda-feira, 06 de novembro, a substituição de 650 hidrômetros do município. As trocas, nesse primeiro lote, compreendem hidrômetros de unidades consumidoras situadas nas Zonas Alta, Oeste e Sul do município. No segundo lote, serão substituídos mais 500 hidrômetros de imóveis situados na Zona Baixa da cidade.
As substituições não implicam em custo algum para o consumidor e se fazem necessárias, pois, após um determinado tempo de uso, os hidrômetros perdem a precisão, passando a medir um volume de água menor do que o consumido, devido ao desgaste das engrenagens e rolamentos do equipamento. Conforme recomendação do Inmetro, os hidrômetros devem ser substituídos a cada cinco anos.
Dessa forma, a substituição dos hidrômetros busca eficiência na medição de todo o consumo autorizado, fornecendo leituras reais e reduzindo as perdas aparentes (quando a água é consumida e não faturada).
Para o trabalho de substituição de hidrômetros, os funcionários terceirizados comparecem devidamente identificados por meio de crachás. As equipes são conduzidas por veículos de cor branca, com a logomarca de identificação do SAAEC.
Redução de perdas
A substituição de hidrômetros faz parte do programa de redução de perdas do SAAEC. Além da troca dos equipamentos de medição, foi realizada pesquisa de vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água em diversas regiões da cidade. O projeto prevê ainda o monitoramento de pressão em 08 pontos do sistema de distribuição de água, com instalação de sensores do tipo transdutor de pressão nas tubulações.
Os recursos para pagamento dos serviços são provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), no valor de R$ 737.868,74, correspondentes a 75% do custo total do projeto, além de recursos próprios do SAAEC como contrapartida.