PARABÉNS SAAEC: 35 Anos de existência!
26 de novembro de 2014: o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho, SAAEC, completa 35 anos de existência. A Lei Municipal n° 883/1979, que dispõe sobre a criação da Autarquia, foi assinada no dia 26 de novembro de 1979, pelo então Prefeito Municipal, Sr William Nicolau.
Conheça um pouco da história:
“O antigo povoado de ‘Cerquinho’, elevado a Vila em 1914, com o nome de freguesia de São José de Cerquilho, tinha água para consumo graças aos poços no fundo do quintal ou buscando-a num córrego próximo. Os esgotos domésticos eram lançados em fossas feitas também no próprio quintal.
Com a emancipação política de Cerquilho em 1949, o núcleo urbano, formado inicialmente em torno da estação ferroviária, ganha seu primeiro sistema de abastecimento de água, captada de vertentes drenadas próximo ao Sítio Modena (hoje Residencial Real Parque).
Em 1953, a cidade com pouco mais de 1.000 habitantes e 187 ligações de água, com o aumento do consumo d’água e a desativação dos poços das moradias por questões sanitárias, o serviço de extensão de rede de água necessitou ser ampliado. A Prefeitura começou a perfurar e captar água de poços artesianos.
Após a criação do SAAEC – Serviço Autônomo de Água e esgoto de Cerquilho, em 1979, a cidade contava com 12.000 habitantes, possuía basicamente 50 km de redes de água, 18 km de redes coletoras de esgoto, 2.200 ligações de água e 1.300 ligações de esgoto.
Em 1985, com a demanda crescente de água e o prolongamento das estiagens, foi feita a captação de água do ribeirão Cerquilho Velho. Mas ainda era insuficiente. O município decidiu enfrentar o grande desafio: dotar Cerquilho de um sistema perene de abastecimento. Antes, porém, precisava estudar todas as alternativas viáveis. Após exaustivos estudos sobre o potencial e capacidade de vazão de todos os mananciais existentes no município, chegou-se à conclusão de que a única alternativa realmente viável era o rio Sorocaba. Em 1988 conclui-se a obra do sistema de captação e tratamento de água do rio Sorocaba com capacidade de 7 milhões de litros por dia.”
O SAAEC conta hoje com uma equipe de 75 funcionários, responsáveis pelo bom funcionamento dos atuais 235 km de redes de abastecimento de água e 198 km de redes coletoras de esgoto, além do planejamento, licenciamento, execução de novas redes, reservatórios, estações elevatórias e estações de tratamento de água e esgoto e atendimento ao cidadão.
É importante compreender que o saneamento é uma questão de saúde pública, e não se resume a abrir torneiras e dar descargas. Tudo começa no Rio Sorocaba, que felizmente nos oferece a água para captação, condicionada ao aval do DAAE (Departamento de Águas e Energia Elétrica de SP), que emite a autorização para isso, também conhecida como outorga. Depois de percorrer todo o caminho até a ETA (estação de tratamento de água) e então seguir para nossas casas, o que caiu pelo ralo segue para as estações de tratamento de esgoto (ETE).
Em Cerquilho existem 04 ETEs: ETE Rio Sorocaba, ETE Taquaral, ETE Aliança e ETE Capuava (a maior delas, que atende metade da população de Cerquilho). Todas elas são licenciadas pela CETESB, e freqüentemente visitadas por técnicos que analisam as condições do esgoto tratado e do curso d’água que recebe este efluente.
O caminho é longo, mas não acaba por aí. O tratamento do esgoto gera ainda um resíduo sólido chamado lodo de esgoto, que precisa estar relativamente seco e ser destinado a um aterro sanitário.
Trabalhar com saneamento é uma evolução contínua, e depende também dos esforços da população, que pode ajudar muito informando o SAAEC sobre possíveis problemas e vazamentos. Por isso, lançamos nesta semana de aniversário, o material informativo e educativo com as principais questões dos munícipes sobre a crise hídrica que atinge nosso Estado.
É importante compreender que o saneamento é uma questão de saúde pública, e não se resume a abrir torneiras e dar descargas.
23 mil exemplares do material educativo abaixo foram entregues em diversos espaços de nossa cidade. Em todas as escolas ele será trabalhado com os alunos e professores das redes municipal, estadual e particular de ensino. Também terá acesso ao material todo cidadão que se dirigir aos postos de saúde, escolas de idiomas, informática e cursos profissionalizantes, CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Biblioteca Municipal, Teatro Municipal, igrejas, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e SAAEC.
Agradecemos, assim, todos os cidadãos que desde sempre colaboram com o trabalho do SAAEC e da Prefeitura Municipal, e se importam com o desenvolvimento sustentável de Cerquilho!