Rede de Aprendizagem discute eficiência em distribuição de água em Cerquilho
O 4º encontro da Rede de Aprendizagem do ProEESA (Projeto de Redução de Perdas e Eficiência Energética no Abastecimento de Água), realizado ontem (01/06) na Câmara Municipal de Cerquilho, discutiu setorização de redes, modelação hidráulica, gestão de parques de hidrômetros e balanço.
O ProEESA é realizado pelos governos de Brasil e Alemanha por meio da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), que escolheram a Agência Reguladora PCJ e seus associados para integrar a primeira Rede de Aprendizagem do projeto. Por meio de chamada pública, a ARES-PCJ selecionou 13 prestadores dos serviços de água e esgoto que participam da capacitação com o objetivo de se tornarem multiplicadores na região.
O período da manhã teve palestra do coordenador de fiscalização da ARES-PCJ, Daniel Manzi, especialista em gestão de perdas de água, que falou sobre setorização de redes de distribuição, e posteriormente sobre modelação hidráulica.
Após o almoço, André Oliveira e Rita Cavaleiro de Ferreira, do ProEESA, coordenaram um momento de revisão do conteúdo discutido, antes de Guilherme de C. Bechaute, especialista em gestão de perdas de água do ProEESA dar início ao próximo tema. Bechaute trabalhou com os participantes a gestão de parque de hidrômetros dentro do plano de gestão de água e energia e coordenou um exercício sobre o assunto.
Na sequência foi a vez da apresentação dos anfitriões do SAAE Cerquilho darem sua contribuição, com apresentação da engenheira Natália Zanetti sobre a experiência do município com os procedimentos do balanço hídrico.
Os encontros anteriores da Rede de Aprendizagem ocorreram em Piracicaba, Araraquara e Indaiatuba, e a próxima etapa está marcada para o dia 13 de julho, desta vez em Mogi Mirim. Os prestadores participantes são SAECIL Leme, DAAE Araraquara, BRK Ambiental Sumaré, DAE Santa Bárbara d’Oeste, SAEMA Araras, SAAE Indaiatuba, SEMAE Piracicaba, DAEV Valinhos, SAAE Atibaia, SAE Louveira, SANEBAVI Vinhedo e SAAE Mogi Mirim.
Fonte: www.arespcj.com.br