SAAEC e SAAMA participam do 1° “Workshop Estresse Hídrico na Bacia”
Aconteceu em Sorocaba, no dia 27 de fevereiro, o primeiro “Workshop Estresse Hídrico na Bacia: Situação e Soluções” promovido pelo Observatório do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT).
O evento contou com a participação de representantes das prefeituras, SAAEs, DAEs e SABESP que atuam nos municípios integrantes do CBH-SMT, além de especialistas em diversas áreas, o que levou a um debate de alto nível, com o objetivo de gerar sugestões para o enfrentamento do problema de estresse hídrico na nossa bacia hidrográfica.
Dentre os objetivos do Observatório do CBH-SMT e do evento estão:
- Auxiliar na Mobilização da Sociedade Civil e sua participação no CBH-SMT;
- Dar apoio técnico e subsídios para as discussões nas Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho do Comitê;
- Auxiliar na divulgação de informações ambientais da Bacia e suas implicações para a Gestão dos Recursos;
- Dar formação para representantes das ONGs e Prefeituras para permitir uma participação qualificada nas discussões;
- Gerar dados primários para subsidiar as decisões do colegiado;
- Envolver o público interno da Universidade (Docentes, Discentes e Tas) nas discussões e na troca de informações com os membros do CBHSMT.
Durante o evento, o Prof. Dr. Fernando Villela (USP), Prof. Dr. Eduardo Luiz de Oliveira (UNESP), a Profa. Dra. Kelly Cristina Tonello (UFSCar) e o Eng. Agrônomo Marcelo Colino (SABESP) fizeram apresentações acerca do clima e hidrografia da nossa região, controle de perdas no abastecimento de água, reuso de água e edificações sustentáveis, e conservação e recuperação da Bacia.
A partir da apresentação dos temas e das discussões estabelecidas durante o evento, tudo foi registrado pela equipe do “Observatório”, e será transformado em um documento a ser enviado ao Colegiado do Comitê de Bacias, na próxima reunião do CBH-SMT agendada para 27/03/2015. A iniciativa contribuirá muito para auxiliar os municípios no entendimento e proposta de ações para evitar a falta de água nos mesmos.
Referências: