Se você tem dúvidas e/ou interesse em saber como é apurado o consumo mensal de água de seu imóvel, abaixo seguem algumas informações importantes:
COMO É APURADO O CONSUMO MENSAL DE CADA UNIDADE CONSUMIDORA?
Mensalmente os Leituristas saem a campo e coletam as leituras dos hidrômetros de cada unidade consumidora. O consumo mensal é a diferença entre a leitura atual e a leitura do mês anterior, conforme ilustração abaixo:
COMO FAZEMOS A LEITURA DO HIDRÔMETRO?
O Saaec fatura a cobrança pelo uso da água em m³ (metros cúbicos).
Números Pretos: Indicam o volume em metros cúbicos (1 m³ = 1.000 litros) e são utilizados pelos leituristas para apurar o consumo mensal.
Números Vermelhos: Indicam o volume em litros. Estes números são interessantes, por exemplo, quando o Consumidor quer saber a quantidade de água utilizada na realização de alguma tarefa ou mesmo monitorar um possível vazamento em seu imóvel.
- 1º dígito vermelho : 100 litros
- 2º dígito vermelho: 10 litros
Ponteiros vermelhos:
- Ponteiro de cima: cada volta marca 1 litro.
- Ponteiro de baixo: cada volta marca 10 litros.
O SAAEC atualmente utiliza a impressão de faturas simultânea; assim que os Leituristas coletam as leituras, as faturas já são entregues. Desta forma, o Consumidor poderá conferir imediatamente o consumo e a leitura.
Caso seja observado um consumo fora da sua média de uso, o Consumidor deverá observar se o hidrômetro gira sem ninguém estar utilizando água no imóvel. Caso isso ocorra, é uma evidência de que há vazamento no imóvel. (saiba mais informações sobre como detectar vazamentos)
De posse da leitura do hidrômetro e da identificação (primeiro campo no canto superior esquerdo da conta de água, conforme ilustrado na fatura acima), o Consumidor deverá acionar o SAAEC para informar existência de vazamento interno, ou informar alguma divergência na leitura.
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O HIDRÔMETRO:
- A cúpula é giratória. Deve ficar posicionada de forma a facilitar a leitura;
- O lacre não poderá ser removido;
- O número do hidrômetro está impresso em sua conta de água;
- A seta indica o fluxo da água, portanto a correta instalação do hidrômetro.
NECESSIDADE DA INSTALAÇÃO DA NOVA CAIXA PADRÃO

Padrão antigo de ligação de água

Novo padrão de ligação de água

Padrão antigo de ligação de água

Novo padrão de ligação de água
O SAAEC conta com uma Nova Caixa Padrão, a qual já possui um kit completo de cavalete e conexões, facilitando o uso e instalação, tanto para o consumidor quanto para o SAAEC. Caso o seu imóvel possua instalação de cavalete de ferro ou o seu hidrômetro está localizado em local onde os leituristas não tem acesso, sugerimos que faça a mudança para a Nova Caixa Padrão, pois da forma que se encontra este tipo de instalação traz algumas desvantagens para você, dentre as quais:
- -Cobrança de valores a maior, pois quando não temos acesso ao hidrômetro é cobrado uma média de consumo;
- -Poderá ocorrer acúmulos de consumo em um determinado mês, por ficar um período sem leituras;
- -Não terá alerta imediato sobre possíveis vazamento em seu imóvel;
- -O SAAEC não terá acesso para executar outros serviços de manutenção e, ainda poderá estar sob o risco de atender oportunistas que possam se passar por funcionários do SAAEC e permitir a entrada em seu imóvel.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Informamos que para adaptar a Caixa Padrão, o Consumidor terá o custo apenas da Caixa (R$ 62,14) mais o custo da mão de obra de um pedreiro. Os serviços de mudança do cavalete e troca do hidrômetro não serão cobrados.
Os interessados em adaptar a Caixa Padrão podem fazer contato com o SAAEC pelo telefone (15) 3384-8200, que faremos o envio de um Fiscal até o local, sem custo algum, para orientar o Consumidor ou pedreiro no processo de instalação.