Cerquilho 300%
“Cerquilho é uma cidade 300%: tem 100% água tratada, 100% esgoto coletado e 100% esgoto tratado”, disse governador durante a inauguração.
A visita do governador de SP, Geraldo Alckmin, sexta passada, para inaugurar a nova Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Aliança, demonstrou o quanto a administração do prefeito Du Pilon é positiva. Alckmin elogiou o trabalho desenvolvido pelo Saaec, sob comando do vice-prefeito, Márcio Gaiotto, e a competência do prefeito, Du Pilon, em administrar, com responsabilidade, o dinheiro público que o município arrecada.
A obra, que demorou um ano para ficar pronta, recebeu investimentos de R$ 3 milhões do Governo do Estado e tem capacidade para tratar os esgotos de 17 mil moradores, da região do bairro Aliança, o que corresponde a 27% da população.
Participaram do evento, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), deputados, prefeitos, vereadores e a população em geral.
O governador vistou a obra inaugurada, a ETEC e outros pontos da cidade. Alckmin destacou o crescimento de Cerquilho e a boa qualidade de vida da população.
O governador anunciou, também, que a Cooperativa de Reciclagem de Cerquilho receberá um novo caminhão, para auxiliar o trabalho desenvolvido, diariamente, na coleta do lixo reciclável.
O prefeito, Du Pilon, destacou conquistas que colocam Cerquilho como a cidade 300%: “Atingimos uma marca muito importante. Temos, na área urbana, 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado”, comentou Du.
Cerquilho possui outras três estações de tratamento de esgotos. O funcionamento da nova ETE contribui para a despoluição dos mananciais e para a qualidade de vida da população, já que serão tratados 100% do esgoto urbano.
Cerquilho deixará de lançar os esgotos, sem tratamento, no Rio Sorocaba, o equivalente a 90 milhões de litros, por mês. A obra da nova ETE faz parte do programa “Água Limpa”, criado pelo Governo do Estado para atender as necessidades de saneamento dos municípios com até 50 mil habitantes.
Fonte: Jornal Folha de Cerquilho