A água e os números
Todos nós sabemos que a água é o bem mais precioso que temos e que cada vez mais ela se torna fonte de debates, palestras, protestos e alerta. Mesmo com todos esses prol a favor dela, ainda continuam a usá-la de modo irracional e poluindo nascentes, rios e mares. Segundo um estudo da ONU, o consumo desenfreado de água triplicou nos últimos 50 anos e ainda estima-se um aumento de 40% em 20 anos. E o pior, o maior problema ligado a esse tema é má administração do recurso.
Veja só como está a situação mundial em relação a água:
A distribuição de água doce: De 100% existente, 68,9% são calotas polares e geleiras; 29,9% são águas subterrâneas; 0,9% são pântanos e 0,3% são os rios e lagos.
África: Quase 230 milhões de africanos sofrerão pela escassez de água em 15 anos.
América do Norte: Toda a população tem acesso a água potável e saneamento. 40% do recurso é utilizado na agricultura. Mas, a contaminação dos rios é a maior preocupação, pois 120 das 822 espécies de peixes de lá, estão ameaçados de extinção.
América Latina: Possui 30% da água superficial do Planeta, mas dois terços da região são de zonas áridas e semiáridas. Mesmo tendo boa parte da água superficial, 18% da população vive em regiões onde a demanda é maior do que a capacidade de recuperação do recurso.
Ásia-Pacífico: 58% da população não conta com saneamento básico.
Europa: Os europeus consomem 300 litros de água por habitante, diariamente. Duas vezes menos que nos EUA e Japão. Mas, 40% da água se perde por causa de problemas no sistema de distribuição.
Oriente Médio: Contam apenas com 1% da água disponível no planeta.
Abaixo, um gráfico nos ajuda a compreender melhor a distribuição da água no planeta.
Todo dia é dia da Água! Recicle esta ideia.