Campanha: TODOS CONTRA O AEDES AEGYPTI
No dia 30 de janeiro (sábado), a DEFESA CIVIL DE CERQUILHO e a SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE realizarão uma grande ação de mobilização das 8h às 12h, buscando possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como a DENGUE, infecção pelo ZIKA VÍRUS e CHIKUNGUNYA e orientando a população para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Para entender melhor os principais sintomas dessas três doenças emergentes, leia o panfleto abaixo:
A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social, através da Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores e equipe técnica, lançou o Plano Municipal de Ações para o Controle da Dengue – 2015/2016, cujo objetivo é nortear os profissionais de saúde na condução do atendimento a população, com o objetivo de evitar casos graves e óbitos por Dengue.
O Plano foi concluído no dia 15/12/2015, quando representantes da Secretaria de Saúde e Promoção Social – Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Controle de Vetores, Zoonoses, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Coordenadoria de Estratégia de Saúde da Família -, Secretaria de Obras, Viação e Serviços, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Secretaria de Esportes, Turismo, Lazer e Juventude, além do Jurídico e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho (SAAEC), se reuniram em uma reunião intersetorial no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
O objetivo é conscientizar sobre a importância do combate à diminuição da infestação do mosquito e evitar casos de óbitos por Dengue, além da elaboração de ações intersetorias ao combate a dengue.
Segue algumas ações que ficaram definidas na reunião:
- Elaboração de check-list para eliminar e pesquisar possíveis criadouros nas repartições da Prefeitura Municipal;
- Formação de um grupo, em conjunto com a Defesa Civil, para realização de mutirões em locais públicos, como praças;
- Formação de uma Comissão Intersetorial para Combate à Dengue.
A Prefeitura Municipal se articula para melhor atender a população. Contudo, é preciso união de todos ao combate à Dengue: é importante sempre receber os agentes comunitários e Controle de Vetores no domicílio, eliminar possíveis criadouros e qualquer recipiente que acumule água.
Até o dia 14/12, Cerquilho já apresentava sete notificações de casos de Dengue, sendo que cinco foram descartadas, uma ainda aguarda resultado e um caso autóctone (adquirido dentro do município) foi confirmado.
O Plano Municipal de Ações para o Controle da Dengue pode ser conferido na íntegra, abaixo: