O SAAEC informa que a redução de pressão nas redes visa a redução de vazamentos
COMBATE ÀS PERDAS DE ÁGUA – Controle de pressão
O uso eficiente da água depende de esforços coletivos de toda a população e do próprio serviço de abastecimento, o SAAEC em Cerquilho. Dessa forma, esta Autarquia busca constantemente avançar no aprimoramento dos processos de captação, tratamento e distribuição de água, com o objetivo de reduzir as perdas inerentes a essas etapas.
Uma das ações possíveis e em fase de implantação hoje no município é o controle de pressão. O SAAEC trabalha com um software público chamado EPANET, que permite aos técnicos realizar a simulação hidráulica da rede de abastecimento de água do município. Com esta ferramenta, é possível identificar e localizar pontos de maior pressão, acima de 50 mca (metros de coluna d’água), onde há necessidade de controle, visto que um tubo com maior pressão de água representa a possibilidade de maiores perdas no caso de ocorrerem rupturas ou orifícios.
Dessa forma, identificados os pontos críticos de alta pressão, planejamos a regulação da pressão nas redes por meio de dispositivos específicos como as VRPs (Válvulas Redutoras de Pressão), que reduzem as pressões após o ponto onde a válvula está instalada. O SAAEC planeja a instalação de 19 VRPs ao longo das redes de abastecimento, com o objetivo de reduzir as perdas de água por vazamentos.
Atualmente temos 8 VRPs instaladas e operando no município:
VRP 1 – Res. São Francisco – Rua Julio Gaiotto;
VRP 2 – Jd. Aliança – Rua Lucia Zanetti Pagotto;
VRP 5 – Rotatória Av. Francisco Gaiotto;
VRP 12 – Res. Village San Raphael – Alameda Jericó com Alameda Canaã;
VRP 14 – Res. Paradiso – Av. Dr. Vinicio Gagliardi;
VRP 15 – Colina I – Estrada Municipal;
VRP 16 – Colina II – Rua Pedro Campi;
VRP 17 – Portal Di Napoli – Rua Domenico Modanesi.
Cabe destacar, finalmente, que a NBR 12218, norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas, estabelece que as redes de abastecimento de água tenham pressão mínima de 10 mca e máxima de 50 mca. A título de ilustração, uma pressão de 10 mca significa que, se um tubo for instalado no cavalete da residência, a água pode chegar a uma altura de 10 metros. Essas pressões garantem o perfeito abastecimento dos reservatórios residenciais.
A participação da população na busca por melhorias é essencial. Caso identifique vazamentos nas vias públicas, entre em contato pelo telefone (15) 3384-8200. Contamos com a sua colaboração!