O uso eficiente da água depende de esforços coletivos de toda a população e do próprio serviço de abastecimento, o SAAEC em Cerquilho. Dessa forma, esta Autarquia busca constantemente avançar no aprimoramento dos processos de captação, tratamento e distribuição de água, com o objetivo de reduzir as perdas inerentes a essas etapas.
Há diversas ações de efeito preventivo sendo executadas, entenda melhor cada uma delas:
Setorização
setorização é a divisão da cidade em regiões, onde o fornecimento de água pode ser interrompido para manutenções, sem que uma grande área do município sofra com a falta de água. Dessa forma, operações necessárias à manutenção da rede de abastecimento podem ocorrer sem que grandes extensões de tubos precisem ser esgotados, e de forma mais rápida.
Controle de pressão
SAAEC trabalha com um software público chamado EPANET, que permite aos técnicos realizar a simulação hidráulica da rede de abastecimento de água do município. Com esta ferramenta, é possível identificar e localizar pontos de maior pressão (acima de 50mca) onde há necessidade de controle, visto que um tubo com maior pressão de água representa a possibilidade de maiores perdas no caso de ocorrerem rupturas ou orifícios. Dessa forma, planejamos a regulação da pressão nas redes por meio de dispositivos específicos como as VRPs (Válvulas Redutoras de Pressão).
Caça-vazamento
lguns problemas nas redes de abastecimento de água distribuídas por toda a cidade são facilmente detectáveis, outras não são visíveis, seja por estarem enterradas ou por não possuírem grandes proporções. Dessa forma, é preciso aprimorar essa investigação com o auxílio de um equipamento chamado geofone eletrônico, aparelho constituído de microfones (amplificador eletroacústico), que tem a função de detectar vazamentos, para posterior reparo de redes.
Mudança no padrão de ligação de água
ação de padronizar as unidades de medição de água do município foi implantada com o objetivo de reduzir perdas por vazamento, uma vez que diminuiu o número de pontos de possíveis vazamentos no cavalete (de 12 para 6 pontos), dificultar fraudes e promover maior segurança para o consumidor, uma vez que a caixa fica do lado externo do imóvel.
Outras medidas de combate às perdas
Além das iniciativas numeradas, o SAAEC tem buscado estimular o aprimoramento do conhecimento de seus técnicos com o propósito de buscar novas linhas de ação no controle de perdas de água.
Um exemplo é a participação da Autarquia na Rede de Aprendizagem do ProEESA (Projeto de Redução de Perdas e Eficiência Energética no Abastecimento de Água), uma parceria entre os governos de Brasil e Alemanha por meio da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). A Agência Reguladora PCJ e seus associados integram a primeira Rede de Aprendizagem do projeto, iniciada por meio de chamada pública, quando a ARES-PCJ selecionou 13 prestadores dos serviços de água e esgoto que participam da capacitação com o objetivo de se tornarem multiplicadores na região.