Início das obras de ampliação, setorização e substituição das redes de água do centro de Cerquilho
O SAAEC informa à população de Cerquilho que no mês de janeiro/2015 serão iniciadas as obras de ampliação, setorização e substituição das redes de água da cidade de Cerquilho.
Entenda melhor o que irá acontecer:
Ampliação
A população de Cerquilho vem crescendo nos últimos anos, e essa tendência deve continuar. Os novos loteamentos, desmembramentos e condomínios de edifícios em implantação na zona baixa do município demandam que a infraestrutura de abastecimento de água seja aumentada. Além de atender a demanda por água, o SAAEC também se preocupa em atender as pressões máximas e mínimas estipuladas pelas normas brasileiras. Dessa maneira, o SAAEC implantará 1.110 metros de tubulação com diâmetro de 400mm desde a rotatória do cruzamento entre as avenidas João Pilon, Corradi II e Rua Antônio Costa Magueta até o cruzamento da Avenida Dr. Vinicio Gagliardi com a Rua Brasília.
Setorização
A setorização de zonas da cidade é uma medida que integra interligações de redes existentes e permite que a manutenção e outras intervenções das mesmas sejam feitas de maneira eficiente, sem que haja necessidade de interromper o abastecimento de toda a cidade ou de zonas muito grandes.
Em Cerquilho, a Zona Oeste (Nova Cerquilho, Di Napoli I e Di Napoli II) e Zona Leste (Parque das Árvores e COHAB) já estão setorizadas; na Zona Central, os bairros Jardim Itália, Recanto das Rosas, Recanto do Sol, Real Parque, Flamboyant, Residencial Persone e Corrocher (até a Rua Fernando Grando) também foram setorizados. Nesta nova etapa, o SAAEC implantará a setorização de parte da Zona Baixa, que corresponde à Rua Antônio Costa Magueta, Avenida Brasil e Rua Almirante Barroso. A Rua Dr Campos até o bairro Nossa Senhora de Lourdes já foi setorizada, e faltam ainda a Vila Estiva, o Distrito Industrial e o Jardim Esplanada.
Substituição
A rede de água da Rua Antônio Costa Magueta foi implantada em 1950, quando foram utilizados tubos de ferro fundido; e a rede da Rua Almirante Barroso, com tubos em amianto, foi implantada na década de 1970. A troca de tubulação eliminará as redes antigas de ferro fundido e de amianto do município, e tem o objetivo de reduzir as perdas físicas de água no sistema de distribuição.
As obras têm previsão de conclusão de aproximadamente quatro meses, e terá impactos positivos no sistema de distribuição de água. Nós, do SAAEC, agradecemos a compreensão de todos.