Saaec participa de discussão sobre Impactos da Crise Hídrica na Região
A ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento), em parceria com o Consórcio PCJ, promoveu no dia 17 de outubro, um debate entre os representantes desses órgãos e dos municípios integrantes dos mesmos.
O intuito foi discutir a atual situação de emergência decretada em muitos municípios, que passam por dificuldades para manter o abastecimento de água à população. Além da falta de água, há a questão da queda no faturamento dos prestadores de serviço, acarretado pela economia que a população vem fazendo, acompanhada do aumento de custos para tratar a água, que chega com qualidade inferior à habitualmente encontrada. Essa situação dificulta a adoção de medidas emergenciais como obras de emergência.
A reunião aconteceu em Americana/SP, na sede do Consórcio PCJ, e foi bastante produtiva, com sugestões interessantes, que serão adotadas para minimizar os impactos financeiros da crise sobre os municípios.
Será elaborado nesta semana, um documento que enumera as sugestões discutidas na sexta-feira e ordenará as atitudes a serem tomadas nos próximos dias.