Funcionários do SAAEC e da SAAMA participam de evento promovido pela ARES-PCJ em Piracicaba
Concluindo um projeto idealizado pela ARES-PCJ para 2014, aconteceu em Piracicaba no dia 04 de setembro o 3° Eixo Temático do Ciclo de Debates da Agência Reguladora. O primeiro e o segundo aconteceram em Valinhos e Rio Claro, com o objetivo de discutir a regulação e os planos municipais de saneamento básico.
Desta vez, o assunto do debate foi “Resíduos Sólidos”. Mais de 80 pessoas participaram da discussão, que reuniu sete agências reguladoras de saneamento, além de representantes de prestadores de serviço, prefeituras, consórcios de resíduos sólidos, universidades, empresas e Ministério Público.
Profissionais de grande conhecimento sobre o assunto fizeram explanações sobre o tema e responderam uma diversidade de questionamentos dos participantes, visto que a regulação dos resíduos sólidos é ainda um assunto bastante polêmico entre os atores envolvidos, sejam eles geradores de resíduos, consumidores ou o próprio serviço público que recolhe e dispõe os rejeitos.
Entre os palestrantes, estavam o diretor administrativo e operacional da agência, Dr. Carlos Roberto de Oliveira, a promotora de justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), Núcleo PCJ-Piracicaba, Alexandra Facciolli Martins, o Engenheiro Marcos Helano Montenegro, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA-DF), referência no Brasil em resíduos e o diretor técnico-operacional da ARES-PCJ, Carlos Gravina.
Os palestrantes ressaltaram a visão do Ministério Público a respeito da implantação da Lei 12.305/2010, abordando temas instigantes e atuais como os planos integrados de resíduos sólidos, a logística reversa, a cobrança pelos serviços e a própria regulação.
Referência: Site Ares-PCJ