Água e Óleo
Batata frita, peixe, frango, coxinha, pastéis e ovos fritos. Alimentos nada recomendados pelos nutricionistas e que gastam em seus preparos, óleo – muito óleo.
As consequências são grandes… Um único litro de óleo jogado pelo ralo abaixo contamina um milhão de litros de água potável. O que poderia ser consumido por uma pessoa ao longo de 14 anos.
Mas o que fazer com o óleo que sobra do preparo destes alimentos?
Planejar um destino correto para esse tipo de produto é fundamental. Já que o descarte indevido na rede de esgoto e muitas vezes em aterros sanitários provoca grandes impactos ambientais negativos.
Isso acontece porque o produto quando jogado de qualquer jeito na natureza, pode atingir os rios e danificar a sobrevivência de muitas espécies de peixes e plantas.
O SAAEC alerta que por experiência própria, de quem limpa e desentope tubulações, quando o óleo é descartado no ralo da cozinha, ele pode causar entupimento e, com certeza, haverá o retorno de esgoto para o imóvel.
Para que isso não aconteça, você pode reciclar o óleo. Sim! Reciclar. Ele pode retornar ao ciclo de produção, economizar energia e preservar recursos naturais.
Com a reciclagem, os resíduos do óleo se tornam matéria-prima para ração animal, biocombustível, massa para vidro, graxa e outros químicos usados em empresas, além de sabão.
Como funciona o programa em Cerquilho:
– Os pontos de coleta são as escolas;
– O óleo é armazenado de modo higiênico e seguro em embalagens especiais;
– O óleo é reciclado através de processos industriais que permitirão a sua reutilização como insumo na fabricação de produtos para diversas atividades em indústrias e no agronegócio.
– O programa é de responsabilidade de uma empresa do próprio município.
Todo dia é dia da Água! Recicle esta ideia.