5 lições para salvar o planeta
Saiba que atitudes conscientes e sustentáveis devem ser tomadas urgentemente para ajudar o planeta
Beatriz Levischi
Por mais que o assunto meio ambiente esteja na moda há tempos, é difícil achar pessoas que de fato façam algo para salvar o planeta. Mas é só mudar a atitude e ter mais comprometimento para vencer a preguiça, a falta de hábito e as dificuldades do percurso.
“Pode parecer difícil no começo, mas a mudança de atitude vira rotina e depois não há mais volta”, diz Juliana Valentini, do site De Verde Casa: www.deverdecasa.com. Veja as dicas da blogueira e compartilhe.
TRABALHO DE FORMIGUINHA
1. Consuma com consciência
Avalie a escolha da matéria-prima, a eficiência e o aproveitamento do material da embalagem e se é reciclável.
2. Racionalize as compras
Mais da metade do lixo no Brasil é composta por restos de alimentos. Planeje compras menores!
3. Não desperdice água e eletricidade
Apague luzes, economize água e desligue aparelhos. Substitua lâmpadas incandescentes e aparelhos de alto consumo.
4. Separe os recicláveis
Não custa nada nem toma tempo. Encaminhe embalagens e produtos usados para a coleta seletiva de lixo.
5. Mude hábitos de transporte
Abrir mão do automóvel e andar de bicicleta, ônibus, trem ou metrô alguns dias da semana ajuda a reduzir o uso de combustíveis fósseis e as emissões de gás carbônico nas cidades. É difícil parar de andar de carro, por causa do conforto, mas transporte público pode ser melhor que congestionamentos.
SAIBA DISSO!
1,3 bilhão de toneladas de comida vai para o lixo anualmente no mundo, segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), órgão das Nações Unidas que trata de alimentação e agricultura. No Brasil, são jogadas fora 25 milhões de toneladas, prejuízo de R$ 12 bilhões!
17,1 mil litros de água são gastos para fabricar 1 kg de carne de boi, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Já 1 kg de carne de porco gasta 6,3 mil litros, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
4 mil mortes por ano em São Paulo se devem à poluição do ar, sendo que 80% dessa poluição é causada por veículos, segundo o livro Meio Ambiente e Saúde: o Desafio das Metrópoles, escrito pelo médico patologista Paulo Saldiva.
Fonte: Site Planeta Sustentável http://planetasustentavel.abril.com.br